ADITAMENTO FIES 2019 → Simplificado, Não Simplificado – Faça Já!

Aditamento FIES 2019 – Muitos foram os programas educacionais criados pelo governo federal com o claro e manifesto intuito de popularizar e democratizar o acesso às universidades, tanto públicas, quanto particulares, especialmente para os estudantes mais carentes.

Nesta leva de programas, surgiram o SISU, o ProUni, e também o FIES, que é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que se destina a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições pagas.

O processo é feito inteiramente pela internet, por meio de um sistema chamado SisFIES – quem já usa o FIES conhece bem o site. Para quem ainda vai tentar o financiamento, trata-se de uma plataforma que cuida de todos os dados dos estudantes beneficiados pelo programa.

Poderão participar do programa do FIES todos os estudantes que estejam matriculados em cursos de instituições superiores pagas que apresentem avaliação positiva nos processos que são conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). Vamos apresentar em detalhes abaixo, todos os processos do Fies 2019.

Aditamento FIES 2019

Como fornece um financiamento aos estudantes para que estes possam arcar com suas mensalidades em instituições de ensino superior privadas, o FIES apresenta um sistema de aditamento para controlar o processo.

ADITAMENTO FIES 2019

O Fies aditamento nada mais é do que a renovação deste financiamento, que poderá ser classificada de duas maneiras:

  • Aditamento simplificado;
  • Aditamento não simplificado.

Sendo que no primeiro não há a previsão de mudança nas cláusulas contratuais do financiamento. No segundo, no entanto, algumas mudanças no contrato de financiamento poderão ser apresentadas no momento do aditamento, e será importante ao estudante entender cada uma delas.

O processo de aditamento do FIES 2019 tem como principal intenção realizar a confirmação de que o aluno ainda continua em situação regular junto à instituição de ensino na qual foi solicitado o financiamento, além de permitir também, a correção e a alteração dos dados do contrato.

Prazos Aditamento FIES

ADITAMENTO FIES 2019

Para cuidar dos prazos do aditamento do FIES, o MEC instituiu uma regulamentação que indica diretrizes que deverão ser respeitadas no momento de realizar os procedimentos pertinentes à renovação dos financiamentos.

O primeiro ponto estabelece que no primeiro semestre, o processo de renovação deverá se situar entre o dia primeiro de dezembro do ano anterior e o dia 31 de março do ano vigente.

Em relação ao segundo semestre, o processo de renovação deverá ser realizado entre os dias primeiro de julho e 31 de agosto do ano corrente, sendo que caso estes prazos não sejam respeitados, o aditamento será perdido.

Caso o aditamento FIES 2019 não seja realizado dentro dos prazos estipulados pelo MEC, o estudante acabará perdendo a oportunidade de dar continuidade ao curso escolhido, e seu contrato será cancelado.

Aditamento Simplificado e Não Simplificado

Como já foi dito anteriormente, o aditamento FIES possui dois tipos que precisam ser entendidos pelos estudantes: o aditamento simplificado e o aditamento não simplificado.


Aditamento simplificado – se caracteriza por ser aquele que não apresenta alteração nas cláusulas do contrato do financiamento, sendo renovado praticamente nas mesmas condições das existentes no semestre anterior.


Aditamento não simplificado – é o tipo no qual mudanças são feitas no contrato do financiamento no momento da renovação, sendo algumas delas as seguintes: troca de fiador, necessidade de aumentar o prazo para realizar o pagamento, alteração da faculdade na qual o estudante se encontra matriculado, entre outras coisas.


No caso do aditamento não simplificado, os primeiros passos para a realização dos procedimentos são basicamente os mesmos, no entanto, além de algumas mudanças em alguns detalhes, o prazo será de 10 dias corridos, contando a partir do terceiro dia útil após ser confirmado aditamento de modo eletrônico.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

É extremamente importante que você que tem seus estudos financiados com o FIES, realize este procedimento, pois caso o aditamento não seja feito dentro do prazo estipulado, seu financiamento será automaticamente cancelado.

Depois da regularização, junto ao Agente Financeiro, é necessário que você entregue uma cópia do Termo Aditivo na CPSA para que o processo seja finalizado.

Aditamento FIES 2019 documentos

Os alunos que foram contemplados com o Fies devem ficar atentos aos documentos necessários FIEIS 2019 a serem entregues.

Pelo estudante (à CPSA e ao banco):

Original do documento de identificação;
Original e cópia do comprovante de residência atualizado;
Original e cópia da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento;
Original e cópia do termo de concessão ou termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, em caso de obtenção desse benefício após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento.

Pelo fiador e ao banco:

Original do documento de identificação;
Original do CPF;
Originais e cópias da certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
Original e cópia do comprovante de residência;
Original e cópia do comprovante de rendimentos, em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição de fiador do contrato de financiamento.

Faça o Aditamento FIES 2019 agora

E para o estudante que está prestes a realizar seu primeiro FIES aditamento 2019, a boa notícia reside no fato de que o procedimento é bem simples, especialmente no que diz respeito ao aditamento simplificado, sendo feito de modo informatizado.

A renovação do financiamento será feita da seguinte forma, tanto a simplificada, quanto a não simplificada: por meio do sistema informatizado do FIES, sendo que a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) irá solicitar a renovação do contrato e, então, a partir daí, o estudante poderá fazer a confirmação dos dados no sistema SisFIES.

ADITAMENTO FIES 2019

O estudante terá, contando a partir do momento em que a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicita a renovação do contrato, até 20 dias para dar cabo de validar todas as informações sobre o curso e também os valores correspondentes à semestralidade.


Para aditamento simplificado – bastará que o estudante compareça à CPSA com a intenção de retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que estará assinada pelo presidente ou pelo vice-presidente da Comissão.


Para o aditamento não simplificado – o estudante deverá comparecer à `CPSA para a retirada de sua DRM assinada, mas deverá se dirigir em seguida até o Agente Financeiro, devidamente acompanhado de seus fiadores e de seu representante legal, caso seja algo aplicável.


O aditamento Fies, para o tipo não simplificado, terá que ser formalizado em até 10 dias contados a partir do terceiro dia útil após a data na qual o pedido de financiamento foi confirmado.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do aditamento Fies 2019 deixe-a no espaço para os comentários a fim de que possamos esclarecê-la o mais breve possível. É importante que todos o prazos sejam cumpridos, além da atenção à documentação necessária.  Fique sempre atento às atualizações deste artigo. Boa sorte e sucesso!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 7

ADITAMENTO FIES 2019 → Simplificado, Não Simplificado – Faça Já!

1 resposta a “ADITAMENTO FIES 2019 → Simplificado, Não Simplificado – Faça Já!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *