BOLETO DO FIES 2019 → Emitir Segunda Via e Fazer Pagamento

Boleto do FIES 2019 – Um programa de financiamento que permite que estudantes do Brasil inteiro consigam condições especiais para pagar a mensalidade de instituições de ensino superior particulares, o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi criado em 1999, sendo ampliado em 2010.

Por meio dele, milhões de estudantes já puderam financiar suas graduações com condições, conseguindo romper uma barreira antiga que antes impedia o acesso ao ensino superior a pessoas carentes. Todos os estudantes matriculados em cursos superiores e que possuam avaliação positiva nos processos que são conduzidos pelo MEC poderão solicitar a modalidade de financiamento do FIES.

E para auxiliar ainda mais a quem deseja conhecer melhor o Fies 2019, nós vamos mostrar um dos detalhes mais importantes para quem solicita este financiamento com o objetivo de garantir a continuidade em um curso superior.

Boleto do FIES 2019

Para que consiga manter todos os benefícios pertinentes ao FIES, o aluno deverá pagar todas as parcelas em dia, para que, inclusive a sua matrícula no curso seja garantida e para que ele não perca todas as facilidades obtidas através do programa.

É importante ressaltar que a cada três meses, o estudante que estiver cursando uma universidade com o auxílio do financiamento do FIES terá de pagar uma taxa que se refere aos juros deste financiamento.

BOLETO DO FIES 2019

Apenas após o término do curso é que o estudante começará a pagar pelas prestações mensais do programa que têm referência com a quitação da dívida propriamente dita.

É fundamental observar que tanto a prestação trimestral quanto a prestação mensal irão chegar ao estudante por intermédio dos Correios, sendo possível solicitar a segunda via do boleto do FIES pela internet a fim de evitar atrasos nos pagamentos.

2ª Via boleto do FIES 2019

Para que o estudante que estiver fazendo parte do financiamento do FIES possa manter suas parcelas sempre em dia, caso haja algum tipo de dificuldade em relação à entrega pelos Correios, haverá a possibilidade de se solicitar a segunda via do boleto FIES.

O procedimento para que o estudante possa emitir a segunda via do boleto do FIES é bem simples, basta seguir um passo a passo bem prático e totalmente informatizado.

Como as principais instituições financeiras nas quais o FIES pode ser feito são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, a solicitação da segunda via do boleto do FIES deverá ser feita diretamente com estas instituições financeiras.

BOLETO DO FIES 2019

No caso da Caixa, bastará:

  • Acessar o site do banco www.caixa.gov.br;
  • Preencher com o número do CPF;
  • Data de Nascimento;
  • Informe o Código Verificador;
  • Clique em Iniciar Operação.

Haverá também a opção de ir pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar.

No caso do Banco do Brasil, o procedimento pelo site do próprio banco para solicitar a emissão de segunda via de boleto do FIES ainda não está disponível, mas haverá a possibilidade de solicitar diretamente em uma agência deste banco ou pelo telefone da central de atendimento 0800-729-0722.

Possivelmente, nos próximos meses, o Banco do Brasil acabará por providenciar a criação da opção de emissão de segunda via de boleto do FIES através de seu site, dando ainda mais comodidade aos estudantes participantes.

Boleto Fies telefone

Você poderá solicitar o boleto Fies por telefone quando ele já estiver vencido, ou precisar de uma renegociação de boleto Fies. Os pagamentos em dia garantem o financiamento até o final. Em caso de esquecimento, ou de não ter recebido o mesmo pelo correio, você poderá entrar em contato pelo telefone Fies.

O banco da Caixa Econômica Federal, que também faz o financiamento, conta também com o serviço online, onde você poderá emitir boleto Fies fazendo o seu login na página e imprimindo-o. Sempre que houver a possibilidade de atraso contate o banco com antecedência e solicite um novo prazo para pagamento. É prático e evita transtornos entre o cliente e o banco.

  • Central de Atendimento do Banco do Brasil: 0800-729-0722
  • Central de atendimento da Caixa Econômica Federal: 0800-726-0227

É importante também ter o número da Central de Atendimento do MEC – FIES 2019 para manter-se informado, e esclarecer qualquer dúvida que venha a surgir, bem como aditamento de contrato, boletos atrasados, pagamentos, inscrição, débitos Fies, solicitação de serviços e demais orientações entre em contato por telefone. Segue o telefone do MEC 0800-616161.

Pagamento do boleto FIES 2019

BOLETO DO FIES 2019

E como já foi dito anteriormente, é de fundamental importância para o estudante que o pagamento do FIES seja mantido em dia, pois caso isso não ocorra, haverá o risco do cancelamento de sua participação no programa e a perda da oportunidade de continuar cursando curso superior.

Com base nisto, é necessário que o estudante saiba exatamente como e onde pagar o boleto do FIES, para evitar quaisquer tipos de transtornos que poderiam ser evitados com um pouco mais de atenção.

Até a data de vencimento do boleto do FIES 2019, ele poderá ser pago através do internet banking, diretamente nos caixas eletrônicos ou em agências bancárias, exatamente como ocorre com qualquer outro tipo de conta.

No caso do financiamento que é feito pela Caixa Econômica Federal, também será possível realizar o pagamento da parcela ou da prestação diretamente em qualquer casa lotérica ou em qualquer outro correspondente bancário vinculado a esta instituição bancária.


Caixa – Para quem é correntista da Caixa, há também a oportunidade de realizar o pagamento por meio do débito automático, que é uma opção que dá mais garantias e impede qualquer tipo de esquecimento por parte do aluno.


Banco do Brasil – Para o financiamento que foi feito pelo Banco do Brasil, o pagamento poderá ser feito seguindo os procedimentos praticamente idênticos aos vistos no caso da Caixa, mas com o diferencial de que não haverá a oportunidade de se pagar em casas lotéricas.


Após o vencimento, o FIES boleto atrasado terá de ser pago apenas em uma agência da instituição financeira escolhida para realizar o financiamento, logo, se você tem interesse em participar do programa, fique atento!

Tire suas dúvidas

Quando deverá ocorrer o início do pagamento do saldo devedor?

A partir do primeiro mês após a conclusão do curso, desde que o usuário possua renda.  Caso o estudante não possua renda, no momento previsto para o início da amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies.

Como ocorrerá o pagamento do saldo devedor?

O estudante terá o pagamento descontado diretamente da sua renda — isto é, o pagamento será retido na fonte, mensalmente.

O que acontece caso o estudante perca o emprego enquanto ele é devedor do FIES?

Caso o estudante perca o emprego durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, na forma do regulamento do CG-Fies.


Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do boleto do FIES 2019 deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarecer o mais breve possível. Boa sorte e sucesso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *