Boleto Fies 2020: 2ª Via, Como Tirar, Onde Consultar

O FIES 2020 (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda jovens estudantes a realizar o sonho de cursar uma faculdade. O objetivo do programa é o financiamento, a juros abaixo do mercado, de cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, para estudantes de baixa renda.

Quem tem direito ao FIES 2020?

Quem tem direito ao FIES 2020?

Tem direito a participar do FIES 2020 os estudantes que possuem uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ter feito o ENEM a partir de 2010 e obtido uma nota média igual ou superior a 450, e não ter zerado a nota de redação.

O estudante paga mensalmente, ao longo do curso, os encargos educacionais e os juros do financiamento, o restante do montante total é pago após a conclusão do curso, em parcelas de acordo com a situação financeira do aluno.

Com as modificações recentes pelo qual passou o programa, FIES foi dividido em duas modalidades: participam da primeira modalidade os estudantes que possuam uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com direito a juros zero no financiamento. O pagamento das parcelas respeitará o limite de renda de cada aluno.

>>> Veja aqui informações completas sobre o site do Fies 2020! <<<

Participam da segunda modalidade, denominada P-Fies, estudantes com uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Nos dois casos, é necessário que o estudante  tenha feito o ENEM a partir de 2010, tendo uma nota média igual ou superior a 450, e não ter zerado a nota de redação.

Lembrando que a inscrição do FIES é feita pelo site do programa. O período de inscrições para o ano de 2020 só deve abrir em fevereiro, portanto, fiquem atentos aos prazos e requisitos necessários.

Boleto de pagamento FIES 2020

As instituições que estão cadastradas no programa são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. As parcelas do FIES referentes aos encargos são pagas mensalmente na data que foi estipulada. Os juros do financiamento são pagos a cada três meses. Os boletos do FIES são enviados todo mês para seu endereço via correio, por isso é importante manter os dados sempre atualizados.

O pagamento pode ser realizado diretamente nas agências bancárias (Caixa ou Banco do Brasil), casas lotéricas (exceto Banco do Brasil) ou pelo internet banking.

>>>> Resultado FIES 2020: Como funciona? <<<<

2ª Via boleto Fies 2020

Caso seja necessário, é possível emitir a segunda via do boleto FIES 2020. Se o banco financiador for a Caixa Econômica Federal, é muito simples:

  1. Acesse o site da caixa: www.caixa.gov.br;
  2. Clique em “Atendimento”, e depois, clique em “2ª via de boletos”;
  3. Em “Boleto Fies”, clique em “Emitir agora”;
  4. Informe o número do CPF e a data de nascimento;
  5. Preencha com o código que está disponível.
  6. Clique em iniciar operação para emitir o boleto.

Caso seu banco operador seja o Banco do Brasil, ainda não é possível emitir a segunda via do boleto pelo site. Nesse caso as opções são as seguintes:

  • Ir pessoalmente até uma agência do banco e solicitar a segunda via;
  • Entrar em contato pela Central de atendimento e solicitar que a segunda via seja enviada pelo correio;
  • Ligar para o número 0800-729-0001 e solicitar a emissão do boleto.

As instituições que estão cadastradas no programa são a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Lembrando que o candidato deverá pagar as taxas referentes aos encargos e juros do financiamento. O montante só será pago quando o curso estiver concluído.

É muito importante para o estudante que o pagamento do FIES seja mantido em dia, pois, em caso de atrasos haverá o risco do cancelamento de sua inscrição no programa e a perda da oportunidade de continuar cursando curso superior. Evite problemas, procure ficar atento aos prazos de pagamento e ao recebimento dos boletos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Boleto Fies 2020: 2ª Via, Como Tirar, Onde Consultar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *