Caixa FIES 2020: Como Funciona o Financiamento Educacional, Boleto e Serviços

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação voltado a financiar a graduação de alunos matriculados em universidades privadas.

Trata-se de um benefício que tem como propósito viabilizar a permanência de estudantes na graduação numa instituição de ensino particular, possibilitando sua formação, além de aumentar suas chances de conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Conheça, a seguir, mais sobre o FIES 2020, como fazer para conseguir esse benefício e finalizar a graduação com total tranquilidade, sem prejudicar seu orçamento.

Quem tem direito ao Caixa FIES 2020?

Caixa FIES 2020: Como Funciona o Financiamento Educacional, Boleto e Serviços

Para conseguir entrar no programa de financiamento estudantil, o candidato deve cumprir alguns requisitos. Veja quais são eles na lista a seguir:

  • Ser estudante de universidade particular participante do FIES, em curso não gratuito e com nota positiva pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;
  • Ter feito o Enem a partir da edição de 2010;
  • Ter alcançado nota igual ou superior a 450 na prova do Enem e não ter zerado a redação;
  • Ter renda mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa.

Qual a participação da Caixa no FIES 2020?

O programa passou por uma repaginação e divisão em diferentes modalidades. Na modalidade I, que é direcionada a candidatos com renda de até 3 salários mínimos, a Caixa Econômica Federal assumiu a operação com exclusividade.

Mas, o que isso quer dizer? Simples: a Caixa será totalmente responsável pelo financiamento. Nas demais modalidades, é possível tentar financiamento em outros bancos.

Portanto, se o candidato ao financiamento o conseguir e se encaixar na modalidade I, ele terá de abrir conta na Caixa Econômica Federal e realizar demais procedimentos diretamente com a instituição financeira.

Como funciona o Caixa FIES 2020?

Atualmente, o FIES funciona em fluxo contínuo, ou seja, o candidato ao financiamento pode fazer a inscrição em qualquer período de 2020, diretamente no SisFIES (Sistema Informatizado do FIES). Todo o processo é feito em diferentes etapas:

  • Cadastro no SisFIES;
  • Inscrição do estudante pré-selecionado;
  • Validação das informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino;
  • Contratação do financiamento.

Condições de financiamento Caixa FIES 2020

Condições de financiamento Caixa FIES 2020

O FIES 2020 oferece financiamento a juros zero (para quem tem renda total de até 1,5 salário mínimo) e em escala variável, considerando a renda mensal familiar do candidato do programa.

As condições de financiamento e pagamento do FIES 2020 são divididas em diferentes fases. Veja quais são elas:

  • Fase de utilização: trata-se do período de duração do curso. Nela, o estudante paga o valor máximo de R$ 150,00 a cada três meses;
  • Fase de carência: ocorre após o término do curso e dura 18 meses. Neste período, o estudante também paga o valor máximo de R$ 150,00 a cada três meses;
  • Fase de amortização: o saldo devedor total é parcelado em até 3 vezes o período financiado do curso. Por exemplo, se a duração do financiamento foi de 3 anos, o montante será dividido em 9 anos (3 x 3).

[Veja aqui informações completas sobre as vagas remanescentes 2020!]

 

Como consultar valores Caixa FIES 2020

O valor exato das prestações o estudante só consegue saber após a aprovação no FIES 2020. Para isso, basta acessar o SisFIES na página oficial do MEC (Ministério da Educação), em http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal.

Mas, o estudante consegue saber o valor aproximado das prestações utilizando a ferramenta de simulação de financiamento FIES. Para isso, siga este passo a passo:

Vale lembrar que o valor dessa simulação tem caráter ilustrativo, somente. O total correto será informado após inscrição e aprovação no programa, cabendo ao estudante decidir se deseja contrair a dívida.

Boleto Caixa FIES 2020

Há duas formas de pagamento do Caixa FIES 2020: com débito em conta corrente ou por boleto. Caso precise emitir uma via desse documento, o procedimento é simples e rápido de ser feito:

Vale lembrar que a emissão do boleto Caixa FIES 2020 pode ser realizada das 9 às 19 horas, em dias úteis, apenas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Caixa FIES 2020: Como Funciona o Financiamento Educacional, Boleto e Serviços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *