Como Cancelar o FIES 2020? Aprenda como Fazer

O FIES 2020 é o Fundo de Financiamento Estudantil, que foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) com a finalidade de custear a mensalidade (total ou parcial) de estudantes em universidades particulares.

Todos os alunos de instituição de ensino particular têm direito ao FIES, desde que sua família tenha renda bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos. Além disso, é obrigatório ter realizado o Enem a partir de 2010, alcançado o mínimo de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Uma das maiores dúvidas envolvendo o programa é como funciona seu cancelamento. A seguir, esclarecemos essa questão e damos dicas para encerrar o contrato do FIES 2020. Confira!

Como funciona o cancelamento do FIES 2020?

Como funciona o cancelamento do FIES 2020?

O cancelamento consiste no término antecipado do contrato de financiamento. De modo geral, há o encerramento e aguardo das fases de carência e amortização. E o que seriam essas etapas, especificamente? Simples:

  • Fase de carência: tem duração de 18 meses e ocorre após o encerramento da graduação. Neste período, o estudante paga o valor máximo de R$150,00 a cada três meses;
  • Fase de amortização: ocorre após os 18 meses de carência e o estudante deve pagar o saldo devedor em até 3 vezes o tempo total de financiamento. Exemplificando, se o aluno usou o financiamento por 2 anos, ele poderá pagar a dívida em até 6 anos (3×2).

Esse procedimento, que é chamado de “Permanência na fase de utilização”, é o padrão. No entanto, se o estudante preferir ele pode adotar outras medidas para quitar a dívida, que são:

  • Liquidar saldo devedor no ato do encerramento: pagar totalmente a dívida do financiamento no momento do término do contrato;
  • Antecipar fase de carência: o estudante começa a pagar as parcelas do período de carência no mês seguinte do cancelamento;
  • Antecipar fase de amortização: modalidade de permite pagar antecipadamente todo o saldo devedor, de maneira parcelada.

[Veja aqui mais sobre como funciona o FIES 2020!]

Prazo para cancelar o FIES 2020

O estudante que quiser cancelar o FIES 2020 pode fazê-lo somente dentro de um prazo específico definido pelo MEC, que é até o 15° dia dos meses de janeiro a maio, assim como de julho a novembro. Fora desses períodos, o cancelamento não está liberado.

Como cancelar o FIES 2020

Como cancelar o FIES 2020

O processo de cancelamento do FIES 2020 deve ser feito diretamente no SisFIES (Sistema Informatizado do FIES). Confira, abaixo, um passo a passo para realizar o encerramento:

  • Acesse o SisFIES no site oficial http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal;
  • Informe seu CPF e senha cadastrada no momento da solicitação do financiamento. Caso não se lembre dessa informação, clique em “Esqueci minha senha” para obter uma nova;
  • Selecione o recaptcha, para autenticar seu acesso;
  • Clique em “Entrar”, em “Encerramento” e no semestre disponível;
  • Selecione uma das opções de pagamento do FIES (liquidar saldo devedor no ato do encerramento; permanecer na fase de utilização; antecipar carência ou antecipar amortização);
  • Finalize a solicitação.

Assim que esses procedimentos forem concluídos, o site exibirá um prazo para comparecimento ao banco responsável pelo financiamento, para assinar o termo de encerramento.

Depois que esse cadastro é cancelado, surgem as vagas remanescentes, abrindo oportunidades para que novos estudantes tenham acesso ao ensino superior.

[FIES 2020 – Inscrição: veja aqui como funciona!]

Consequências do cancelamento do FIES 2020

A decisão pelo cancelamento do FIES requer considerar as consequências desse ato. Por exemplo, o encerramento do contrato não elimina a necessidade de pagamento, será preciso quitar o saldo devedor.

Além disso, após o cancelamento o estudante não conseguirá mais financiamentos estudantis do FIES, ele será automaticamente bloqueado. Isso quer dizer que se tiver interesse em utilizar o programa para fazer outro curso, não será possível, por isso, pense bem no momento de realizar sua inscrição no FIES 2020.

Alternativas ao cancelamento FIES 2020

Se estiver em dúvida se faz ou não o cancelamento do FIES, é interessante considerar algumas alternativas ao encerramento do contrato do financiamento:

Suspensão do FIES

O estudante pode suspender o financiamento ao invés de cancelá-lo, procedimento que é feito diretamente no SisFIES. Essa é uma opção interessante para quem deseja trancar o curso por um curto período.

É importante lembrar que na suspensão a mensalidade não é repassada para a universidade, portanto, caso não efetue o pagamento de taxas cobradas existe a possibilidade de gerar débitos com a instituição de ensino.

[Leia aqui informações completas sobre o Aditamento FIES 2020!]

Transferência do FIES de curso ou universidade

Se seu interesse pelo cancelamento se deve ao fato de não ter gostado do curso ou universidade, é possível transferir o financiamento para outra graduação ou instituição de ensino, procedimento a ser realizado no SisFIES, também.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Como Cancelar o FIES 2020? Aprenda como Fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *