COMO FUNCIONA O FIES 2019 → Guia completo do Financiamento

Criado originalmente em substituição ao PCE (Programa de Crédito Educativo), que havia sido instituído pelo Regime Militar em 1976, o Fundo de Financiamento Estudantil surgiu no ano de 1999 e foi totalmente reformulado e ampliado no ano de 2010. Por isto é muito importante saber como funciona o Fies 2019.

O programa, desde então, se tornou uma das melhores formas de se financiar um curso superior em uma universidade não gratuita, oferecendo a oportunidade de abertura de portas para o ensino superior a muitos estudantes carentes do Brasil inteiro.

Por conta disto, um número cada vez maior de estudantes passou a procurar por informações que possam mostrar um pouco mais sobre este programa, apontando para como funciona o FIES. E com base nesta procura tão crescente, elaboramos o artigo que você poderá conferir a seguir. Vamos lá!

Saiba como funciona o FIES 2019

Oferecendo financiamentos com juros a apenas 3,4%, as vagas FIES 2019 representam a melhor oportunidade para quem deseja fazer uma faculdade, mas que tem receio de não ter condições de conseguir arcar com as mensalidades.

COMO FUNCIONA O FIES 2019

Tendo como Agente Operador do Programa o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa oferece a chance aos estudantes brasileiros de solicitar um financiamento a qualquer momento o ano.

Todos os alunos matriculados em universidades não gratuitas que façam parte do cadastro do FIES e que possuam avaliação positiva em todos os processos que são conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) poderão realizar as inscrições FIES.

Requisitos para participar do FIES

Por meio de um processo seletivo, participarão os estudantes que tenham renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, que tenham participado de alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010, e que tenha conseguido nota de pelo menos 450 pontos de média nas provas e nota acima de zero na redação.

Professores da rede pública de ensino que estejam no exercício das atividades da educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente da instituição pública na qual estejam exercendo suas funções.

No caso dos professores, será fundamental que estejam matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, para que possam solicitar o financiamento junto ao FIES 2019.

Também há, desde 2005, a opção de solicitação do financiamento por parte dos estudantes que foram selecionados pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação, para a concessão da bolsa parcial de 50%.

Fies inscrição 2019

Uma dúvida muito comum entre os estudantes que desejam participar do Fundo de Financiamento Estudantil é a de como realizar a sua inscrição Fies. E visando ajudá-los, elaboramos um rápido guia explicativo logo abaixo.

Confira:

COMO FUNCIONA O FIES 2019


Passo 01. Primeiramente acesse o site Fies através do endereço fiesselecaoaluno.mec.gov.br e aguarde a página carregar completamente.


Passo 02. Ao fazer isto, o candidato será direcionado ao SisFIES, que é o sistema informatizado do FIES, para iniciar o cadastro de informações importantes que deverá ser preenchido com atenção e com correção.


Passo 03. Dentre as principais informações que deverão ser informadas neste cadastro estão as seguintes: Cadastro de Pessoas Física (CPF), data de nascimento e endereço de e-mail válido, para que uma mensagem de confirmação da inscrição seja enviada pelo sistema.


Passo 04. Após a validação, o candidato deverá acessar novamente o SisFIES para dar prosseguimento à sua inscrição, fazer a escolha dos cursos disponíveis e continuar com os procedimentos para a contratação do financiamento.


Depois de seguir os passos acima, o candidato terá até 10 dias para comparecer ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da universidade escolhida de posse de toda a documentação necessária.

Ao confirmar a Fies inscrição no CPSA, no terceiro dia útil após este momento, o candidato terá de comparecer ao banco desejado (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para contratar o financiamento.

A análise de crédito será feita pela instituição financeira escolhida, e após isto, se tudo estiver certo, ocorrerá a liberação do financiamento solicitado pelo estudante.

FIES Resultado 2019

Normalmente, o resultado FIES é informado no mês de março, e o candidato que desejar saber se seu nome está na lista de pré-selecionados do programa, bastará acessar o seguinte endereço:

COMO FUNCIONA O FIES 2019

  • http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br.

Será necessário que o CPF e a senha de acesso sejam informados, além do código de verificação de segurança que será solicitado pelo sistema.

Ao fazer este procedimento, o candidato consegue acessar as informações tão aguardadas em relação ao FIES resultado. Mas se ele preferir, poderá fazer esta consulta entrando em contato diretamente com a instituição na qual ele se inscreveu.

O que é a Lista de Espera Fies

Caso seu nome não conste na lista de pré-selecionados do FIES, a boa notícia é que há uma lista de espera que é voltada para a liberação de vagas que ficaram ociosas por motivo de desistências, falta de documentação, entre outras coisas.

O candidato que desejar fazer parte desta lista de espera não precisará manifestar desejo como em outras oportunidades, pois a partir de 2018, o próprio sistema colocará os não pré-selecionados automaticamente na lista de espera.

Mas, se ainda assim você não foi contemplado para a Universidade e curso desejado, não precisa desanimar. Existem outras formas de conseguir um bom desconto para ingressar na faculdade desejada, e a mais comum delas é através do Vestibular agendado ou presencial. Acesse agora mesmo o site da instituição de seu interesse para conferir se há vagas abertas!

Como fazer o cancelamento do FIES

COMO FUNCIONA O FIES 2019

Um questionamento que é comum entre muitos candidatos inscritos Fies é o de como cancelar o financiamento do programa. Se você é um desses estudantes, e por qualquer que seja o motivo deseje realizar este cancelamento, este tópico será de grande ajuda.

Todo procedimento é muito prático de ser realizado, mas vale ressaltar que o mesmo não desobriga o candidato a quitar a dívida do crédito que já utilizou. O valor devido será parcelado da melhor maneira até que seja pago por completo.

Bom, a primeira ação a ser feita para dar início ao processo é comunicar ao banco que deseja fazer o cancelamento do Fies e, com isso, o mesmo oferecerá algumas formas de parcelamento.

Em situações que o candidato se encontre desempregado, o financiamento será reduzido ao valor mínimo das parcelas até que o que estudante consiga novamente um emprego. Também será possível solicitar a suspensão temporária do financiamento, podendo estender o prazo para até 4 semestres seguidos.

Esta solicitação deverá ser feita na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPA), uma organização dentro da própria faculdade que fica responsável por acompanhar todo o procedimento financeiro. Enquanto o financiamento estiver suspenso, o aluno não pagará nada.


Entender sobre o funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil é um passo muito importante para aqueles que desejam realizar a inscrição no programa ou consultar o resultado. E após a leitura do texto acima, esperamos que você consiga um bom desconto!

Mas caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada sobre como funciona o Fies 2019, deixe o seu comentário abaixo e aguarde a nossa resposta o mais breve possível. E não esqueça de compartilhar o nosso artigo com um conhecido que também tem interesse no Fies. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *