Como Funciona o Fies 2020? Guia Completo Sobre o Fies

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa que desde 2009 auxilia jovens de baixa renda a estudarem até o nível superior em instituições privadas. As vagas são limitadas e abertas anualmente. As inscrições podem ser feitas sem nenhum custo, desde que o candidato se encaixe nos requisitos básicos.

Apesar de ser um programa no Ministério da Educação já conhecido por muitos, ainda há muitas dúvidas sobre ele. Principalmente após as mudanças que aconteceram em 2018, dando origem ao Novo Fies. Para sanar todas as dúvidas, confira esse guia completo sobre o Fies 2020:

O que é e como funciona o Fies

O que é e como funciona o Fies

Quem quer cursar o nível superior em uma instituição particular, mas não tem condições pode se candidatar no programa de financiamento estudantil, Fies. Para participar, é necessário se adequar aos requisitos.

Até 2017, só podia participar pessoas que tinham renda familiar per capita de até 3 salários. Em 2018, com o Novo Fies, ocorreram algumas alterações que ajudaram mais estudantes a realizarem o seu sonho. Assim criou-se a modalidade do P-Fies, que contempla pessoas que possuam renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.

>>> Veja aqui informações completas sobre o FIES 2020! <<<

Quem pode participar do Fies e do P-Fies: Requisitos

Para participar do Fies 2020 ou do P-Fies 2020, precisa estar dentro desses requisitos básicos:

  • Ter participado de pelo menos uma edição do ENEM depois de 2010;
  • Ter nota igual ou superior a 450 na parte objetiva do ENEM;
  • Ter nota maior que zero na redação do ENEM.

Para participar do Fies precisa ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Para participar do P-Fies precisa ter renda familiar per capita entre 3 até 5 salários mínimos.

É possível participar para a primeira ou segunda graduação. Em casos de empate, a preferência da vaga é para candidatos que irão cursar o ensino superior pela primeira vez.

>>> Quer emitir o boleto FIES 2020? Veja aqui como! <<<

Também podem concorrer a vagas estudantes que já foram contemplados com o Prouni, Programa Universidade para Todos, onde o aluno consegue bolsas de estudos parciais ou integrais. No caso de bolsas parciais é possível usar o Fies 2020 para financiar o restante do valor.

No entanto, há uma restrição que pode vetar o candidato de participar da seleção. Se houver inadimplência do candidato com o Fies ou o CREDUC, o mesmo não poderá participar. Também está impossibilitado de se inscrever pessoas que ainda se encontram em utilização do financiamento.

Inscrições Fies 2020

Quer quer participar do Fies 2020 precisa atentar-se ao cronograma do programa. Geralmente, o edital com todas as datas e informações é liberado no mês de março.

A inscrição para o Fies 2020 e também o P-Fies é feita exclusivamente no site oficial do programa pelo endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br/.

Ao acessar o site, crie o seu cadastrado com os dados solicitados. Ao inserir o seu CPF, o programa irá verificar a nota do ENEM. Se estiver dentro dos requisitos, poderá prosseguir criando o seu login.

Após validar o seu cadastro através do link que irá para o seu e-mail, basta acessar novamente o site e finalizar o seu cadastrado completando o restante das informações pessoais, familiares e do curso pretendido.

Como acompanhar o resultado

O resultado estará disponível a partir da data indicada no cronograma que encontra-se no edital. É possível conferir no mesmo site onde você fez sua inscrição. Assim que acessá-lo, faça o seu login. Lá estará a informação se você foi pré-selecionado ou está em lista de espera.

Os candidatos pré-selecionados têm até 5 dias para completar o seu cadastro. Feito essa etapa, terá 10 dias para ir até a instituição finalizar a inscrição e em seguida terminar a parte burocrática do financiamento juntamente com o fiador.

Os candidatos em lista de espera precisam esperar e ficar de olho para ver se há vagas remanescentes do Fies 2020. Se houver e for pré-selecionado, deverá seguir os passos acima.

Fies 2020: o que preciso fazer durante o curso?

O que é e como funciona o Fies

Durante o curso o aluno deverá pagar as taxas referentes aos juros. Estas já estarão descritas no contrato. A cada semestre, também será necessário fazer o aditamento do Fies. Esse processo confirma que o estudante está realmente cursando. Caso não o faça, perderá o benefício.

Fies 2020: o que preciso fazer após terminar o curso?

Com o Novo Fies, o período de amortização começa assim que o estudante conclui o ensino superior. As parcelas do financiamento são descontadas diretamente da conta do banco do beneficiário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Como Funciona o Fies 2020? Guia Completo Sobre o Fies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *