FIES 2019 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

Você que deseja adentrar em uma universidade particular e não tem condições de pagar mensalmente, o FIES 2019, foi criado com o propósito de ajudar aqueles que não podem pagar por uma faculdade particular e nem conseguiram passar para uma faculdade pública pelo ENEM.

Caso não tenha obtido uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio, não fique preocupado, pois o Financiamento estudantil criado pelo governo financia o seus estudos em até 100% durante todo o curso, basta ter feito o Enem no ano anterior ou no mesmo.

Aqui em nosso artigo usamos suas dúvidas para podermos passar um conteúdo de qualidade sobre o assunto que muitos estudantes buscam para adentrar em uma universidade. Saiba o que é o Fies, aqui você vai saber sobre aditamento, inscrição e muito mais!

O que é o FIES 2019?

O Fies 2019 funciona da seguinte forma, ele financia o seus estudos 80% ou até 100%, mas, como todos os financiamentos ele possui pequenas taxas de juros a partir de 3,4% até… Com um período de carência de 18 meses e com o período de amortização de três vezes de duração regular do curso mais doze meses.

FIES 2019

O financiamento estudantil passou a valer partir do ano de 2010 a ser agente operador do programa para contratos formalizados a partir do ano dito. Como dito acima, o percentual de financiamento pode ser de cem por cento e as inscrições são feitas a partir de um fluxo contínuo, permitindo que o estudante solicite o financiamento em qualquer período do ano.

As novas taxas de juros foram concedidas no segundo semestre do ano de 2015 com as taxas chegando até 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, o que possibilita sua continuidade como política de inclusão social e também de democratização do ensino superior.

Apesar do financiamento ter todas essas taxas, o intuito maior é também de realizar um realinhamento de taxa de juros às condições já existente no cenário econômico e ajustar conforme suas necessidades.

Inscrição FIES 2019

O Fies vem com um fluxo enorme de solicitações desde o ano de 2010, no qual o estudante pode solicitar o programa de financiamento em qualquer período do ano de acordo com a sua necessidade.

A seguir montamos um pequeno tutorial para que você possa participar das inscrições Fies. Veja o passo à passo:

FIES 2019


Passo 1: A inscrição é realizada pelo sistema informatizado, para solicitar o financiamento.  O primeiro passo a fazer é o candidato consiste em acessar o portal do SisFies e informar os dados solicitados no site;


Passo 2: Já sua na segunda fase o estudante que está quase selecionado deve acessar o SisFies para efetivar sua inscrição em até cinco dias corridos a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os seus dados de financiamento;


Passo 3: Depois de fazer as validações das informações, o candidato, e se for caso ter um fiador deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até dez dias uteis, que é contada a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data de validação.


Quando você for fazer a sua inscrição Fies através do SisFies o aluno pode escolher a instituição bancária, assim como sua agência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes financeiros do programa federal.

O que é o Aditamento FIES?

FIES 2019

Dentro do financiamento, todo o semestre é necessário que os alunos que foram beneficiados pelo financiamento do FIES prorroguem sua inscrição, é um procedimento que é realizado para que possa ser renovado seu contrato.

O aditamento FIES 2019 é um processo obrigatório para poder obter a renovação semestral, devendo ser feito no inicio de cada semestre, para assim garantir o financiamento para cada semestre que o aluno está estudando.

SisFies sisfiesportal.mec.gov.br

FIES 2019

O SisFies é um portal que o candidato pode cadastrar e fazer o financiamento estudantil para os candidatos, podendo chegar até 100% do valor das mensalidades durante todo o curso abatendo nos valores das mensalidades.

Com isso basta que os candidatos informem o seu CPF e aguardem em seu e-mail de confirmação do site do SisFies (sisfiesportal.mec.gov.br). Quando o e-mail chegar o candidato deverá fornecer todos os dados pessoais exigidos para concluir a operação.

Resultado FIES 2019

O MEC divulga o resultado FIES do primeiro semestre de 2019. Essa divulgação é feita no site oficial, os candidatos vão fazer a consulta dos resultados informando o número do seu CPF e mais a senha pessoal.

Fiquem ligado entre 14 a 20 de fevereiro, é necessário realizar a conclusão das inscrições no site do SisFies.

Veja a seguir o passo à passo:

FIES 2019

  • Acesse o SisFies sisfiesportal.mec.gov.br;
  • Informe seu CPF;
  • Digite a senha cadastrada no momento da inscrição;
  • Preencha o Código de verificação;
  • Clique em “Entrar”.

Já os estudantes pré selecionado na chamada única do Fies deve concluir a inscrição no site, dentro do mês de fevereiro. O estudante que estiver e for chamados na lista de espera deve concluir sua inscrição na data postada no portal.

O Fies 2019 oferece mais de 150 mil vagas em instituições com cursos superiores pagos.

Vagas Remanescentes do Fies

As vagas remanescentes do Fies são aquelas vagas que ainda não foram preenchidas pelos candidatos no processo seletivo da primeira e segunda chamada do Fies.

Acontece isso, geralmente quando não tem o numero suficiente para formar turma, desistências ou quando o candidato não conseguiu o financiamento necessário para realizar o curso.

Desta forma, o candidato que estiver na lista de espera do Fies poderá ser selecionado para ocupar a vaga disponível. Para isso, é preciso que o candidato fique atento e que o mesmo esteja com a documentação em dias e com todos os dados familiares preenchidos.

Poderão se inscrever nas vagas remanescentes todas as pessoas que:


01. Participaram do Enem a partir da edição de 2010 e obtiveram uma média igual ou superior a 450 além de não ter zerado a redação do Enem.


02. Possuir uma renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos.


Desta forma, todas as pessoas que estejam ou não matriculados em uma instituição privada na educação superior pode estar realizando a sua inscrição.

O período de inscrição para as vagas remanescentes variam de acordo ao perfil do candidato. Você poderá consultar todas as informações por meio do site do Fies já disponibilizado acima no texto.

Boleto Fies

Agora veja como é importante o pagamento do boleto FIES, o aluno deve pagar todas as parcelas e prestações rigorosamente na data estipulada em cada mês.

O boleto do FIES deverá chegar todo mês em seu endereço a cada três meses no período em que o aluno estiver cursando o ensino superior.

Veja a seguir como emitir a 2 via boleto fies:

FIES 2019

  • Acesse o link www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp;
  • Depois coloque o seu CPF;
  • Preencha o código que está disponível.

As instituições financeiras que são responsáveis pelo programa é a Caixa econômica e o Banco do Brasil. O candidato que foi contemplado com o programa do financiamento estudantil precisa paga uma taxa referente aos juros do financiamento. Mas o aluno só irá pagar o FIES 2019 quando o curso terminar.

Como cancelar o Fies 2019

Para realizar o cancelamento do Fies 2019 é preciso que o candidato solicite o cancelamento por meio do Site oficial do programa acessando o seu cadastro através do seu CPF e senha. Após logar procure a opção “Encerramento” e siga os passos até confirmar encerramento.

Entretanto, a solicitação de cancelamento do contrato do Fies só pode ser realizada até o dia 15 do mês de janeiro a maio do primeiro semestre e de julho a novembro do segundo semestre do Fies 2019, isso significa que todas as solicitações que foram realizadas após após o dia 15 não serão computadorizadas.

Por isso você que tem realmente interesse preste bastante atenção nesse requisito.


Caso tenha ficado alguma dúvida referente a alguma informação tratada nesse artigo deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Não esqueça de deixar o seu comentário a seguir falando o que achou do nosso artigo. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *