FIES 2020 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

Quer entrar em uma universidade particular, porém não tem condições de pagar o valor mensal integral? Você já conhece o Prouni? É um programa criado pelo Governo para aumentar as chances de estudantes cursarem um ensino superior pagando muito menos.

É preciso ter uma nota boa no Enem no ano anterior, porém, não é uma regra! Você pode usar a sua nota do Enem até do ano anterior. Você poderá conseguir uma bolsa de até 100% para estudar, veja aqui mais informações.

Aqui você terá informações completas sobre o Fies 2020, como fazer a sua inscrição, tirar dúvidas pertinentes, ver quando são divulgados os resultados e muito mais. Fique por dentro!

FIES 2020: O que é?

FIES 2020 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

O Fies funciona como um financiamento de 50 até 100% do financiamento dos seus estudos, assim como outros financiamentos, ele também possui uma taxa, porém bem mais em conta do que outros juros: 3,4%. Há um período de carência de 18 meses, com o período de amortização é de 3 vezes mais 12 meses.

Esse programa existe desde o ano de 2010, abrindo mais chances de várias pessoas conseguirem estudar com mais qualidade de vida e com a chance de parcelar os valores. As taxas de juros podem variar, isso acontece para que esse programa tenha a chance de ainda existir durante muito tempo.

[Veja aqui informações completas sobre o segundo semestre 2020!]

Todos os anos essa taxa possui chances de ser ajustada, principalmente de acordo com a política local e o cenário econômico, portanto, tenha bem em mente quanto será cobrado por juros para não se perder no momento do pagamento.

Como fazer a inscrição do FIES 2020?

O Fies sempre tem um acesso grande de alunos que querem usufruir dos benefícios, independente da época do ano e de sua necessidade. Veja um tutorial fácil e simples abaixo para conseguir se inscrever nesse serviço:

  • Você deve acessar o portal do SisFies e assim, preencher com os dados solicitados;
  • Na segunda fase, o estudante que está quase selecionado, deve efetivar sua inscrição em até 5 dias corridos da data da divulgação da pré-seleção, informando assim os seus dados de financiamento;
  • Depois, é necessário validar as informações. Se o aluno tem um fiador, esse mesmo deverá comparecer a um agente financeiro do FIES no prazo de 10 dias úteis, sendo contado a partir do 3 dia útil a data de validação.

 

No momento que for fazer a sua inscrição por meio do site do SisFies, o aluno deve escolher a instituição bancária, sua agência. Os bancos que são os agentes financeiros do Fies são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Aditamento FIES: O que é?

FIES 2020 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

No financiamento, todo o semestre será necessário que os alunos que possuem o benefício do FIES, façam a renovação semestral, ou seja, em casa início de semestre, assim, garantindo o financiamento durante o próximo período de aulas. É esse processo que é conhecido como aditamento.

É importante ficar atento as datas para não perder a sua vaga, por isso, preste atenção pelo site oficial do FIES ou por meio das informações que a própria instituição oferece.

SisFies site oficial

O portal onde o candidato faz o seu cadastramento e também o financiamento dos valores, é ali que você verá quantos de bolsa terá financiado. Assim, basta informar o seu CPF e esperar a confirmação que chegará por e-mail. Quando esse e-mail chegar, é indicado que o candidato forneça todos os seus dados pessoais para que a operação seja concluída.

Fique atento aos dados que serão enviados ao seu e-mail, principalmente quanto a datas e se algum valor que deve ser pago. Somente assim você poderá ingressas na instituição o quanto antes.

[Veja aqui como vai funcionar o novo FIES 2020!]

Resultado FIES 2020: como funciona?

FIES 2020 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

O MEC costuma divulgar o resultado do FIES logo no primeiro semestre do ano, a divulgação dos resultados acontece no site oficial, onde os candidatos podem fazer a consulta por meio do CPF e a senha pessoal.

Os dias geralmente são entre 14 até 20 de fevereiro, para concluir sua inscrição, você deve finalizá-la no site do SisFies. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do SisFies por meio do site oficial mec.gov.br;
  2. Preencha com seu número de CPF;
  3. Digite a senha que está cadastrada atrelada;
  4. Coloque o código de verificação e então, clique em entrar.

Os estudantes que estão pré selecionados devem concluir a inscrição no site no mês de fevereiro. Se você está na lista de espera, sua inscrição terá a data postada no portal.

Vagas remanescentes do FIES

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas nem pelas outras chamadas de estudantes, isso geralmente acontece quando não há o número necessário para fechar uma turma, muitas desistências ou quando não há o financiamento mínimo para que o curso possa abrir.

Assim, se você está na lista do FIES, pode ser que seja chamado para completar essa vaga disponível, fique atento para estar com toda a documentação em dia e com todos seus dados corretamente preenchidos.

Podem se inscrever nas vagas remanescentes as pessoas que:

  • Quem participou do Enem a partir da edição do ano de 2010 e tem uma média superior ou igual a 450 – além de não terem zerado na nota da redação;
  • Tem uma renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos.

Assim, as pessoas que estão ou não matriculados em uma instituição privada, podem realizar sua inscrição. O período de preenchimento dessas vagas varia de acordo com o perfil de cada candidato, assim, você pode verificar essas informações pelo site do FIES.

Boleto do FIES: como pagar?

FIES 2020 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

Você deverá pagar as parcelas do FIES todo o mês na data que foi estipulado. O boleto do FIES chegará todo mês no seu endereço, a cada três meses no período em que o aluno estiver cursando o curso. Veja como emitir a segunda via do boleto FIES:

  1. Acesse o link: caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp
  2. Depois coloque o seu número do CPF;
  3. Preencha com o código que está disponível.

As instituições que estão cadastradas no programa são a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, o candidato deverá pagar as taxas referentes aos juros do financiamento, porém, só vai pagar o FIES quando o curso acabar.

Como faço para cancelar o FIES 2020?

Para realizar o cancelamento do seu FIES é preciso que esse procedimento seja feito por meio do site oficial do programa por meio do cadastro do CPF e sua senha. Após ter logado, procure por “encerramento” e vá seguindo os passos explicativos.

A solicitação desse cancelamento só é feita até o dia 15 do mês de janeiro a maio (correspondendo ao primeiro semestre), já no segundo semestre, as datas ficam entre julho a novembro.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

FIES 2020 → Inscrição, Aditamento, Resultado, SisFIES, Boleto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *