INSCRIÇÕES FIES 2019 → Aprenda a Confirmar sua Inscrição – VEJA

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior foi instituído em 1999, em substituição ao Programa de Crédito Educativo (PCE), que tinha sido criado em 1976, ainda durante a Ditadura Militar. E os estudantes que desejam realizar as inscrições Fies 2019 deverão ficar atentos quanto à divulgação de uma nova edição do Enem.

O processo de inscrição do FIES passou por uma reformulação profunda no ano de 2010, tendo sido ampliado e melhorado, conseguindo, desta forma, aumentar seu alcance e facilitar o acesso ao ensino superior para muitos estudantes brasileiros.

Portanto, com base no crescente interesse que o programa tem despertado em muitos estudantes brasileiros de diversas regiões do país, nós vamos mostrar como proceder para participar do mesmo. Preste muita atenção!

FIES 2019

O FIES 2019 tem funcionamento bem simples e extremamente funcional, sendo na prática, um financiamento diferenciado que permite que estudantes possam arcar com suas mensalidades em universidades não gratuitas.

Todos os alunos que estejam matriculados em universidades não gratuitas que sejam cadastradas nas vagas FIES poderão participar do programa, sendo necessário também que estes alunos apresentem avaliação positiva nos processos que são conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

INSCRIÇÕES FIES 2019

Estes alunos poderão solicitar o financiamento, que tem dois tipos de aditamento, o simplificado e o não simplificado, sendo que as diferenças entre os dois residem no fato de que para a renovação do primeiro não são feitas alterações, enquanto que para o segundo, são feitas.

O aluno que solicitou o financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil deverá manter o pagamento em dia para não perder o benefício, sendo que enquanto estiver cursando a faculdade, ele deverá pagar uma taxa que se refere aos juros deste financiamento solicitado.

Segundo o que é proposto pelo FIES, somente após concluir o curso que o aluno começará a pagar as prestações mensais que se referem à quitação da dívida adquirida para cursar a faculdade.

Quando abrem as inscrições Fies?

Após a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio é muito comum que comece aquela ansiedade para que o resultado seja divulgado, para que assim os candidatos possam se inscrever nos programas educacionais do Governo, como o Fies.

As inscrições para o Fies 2019 ainda não foi divulgado, mas é possível tomar como base o período de inscrição de edições anteriores. O processo de inscrição de 2018 ficou disponível entre os dias 16 e 24 de Julho. E para aqueles que pretendiam se inscrever na Lista de Espera, o prazo foi do dia 06 de agosto à 09 de Setembro.

Por isto é importante que o estudante fique atento ao site do Fies 2019, deste modo o mesmo não perderá quando as inscrições forem abertas.

Quem pode se inscrever no FIES 2019?

Segundo o que está previsto no regulamento do FIES, quem pode participar do programa e solicitar o financiamento precisa se encaixar nos seguintes pré-requisitos:


01. Não ter concluído o ensino superior;


02. Possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa;


03. Ter participado de alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010;


04. Ter alcançado pelo menos 450 pontos de média nas provas do exame e não ter zerado a redação.


Também poderão participar os professores da rede pública de ensino, que estiverem no exercício do magistério da educação básica, que sejam integrantes do quadro permanente de alguma instituição pública e que estejam matriculados em cursos de licenciatura normal superior ou então de pedagogia.

No caso dos professores, é importante ressaltar que não será necessário que eles tenham participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010, tal qual o que é exigido dos estudantes.

Inscrições FIES 2019

E para quem se interessou em participar deste programa, a boa notícia é que as inscrições FIES são bem simples de serem feitas, bastando acessar o SisFIES. Para facilitar o seu entendimento, acompanhe o passo a passo a seguir:

INSCRIÇÕES FIES 2019


Passo 01. Primeiramente acesse a página do estudante no site oficial do Fundo de Financiamento Estudantil – fiesselecaoaluno.mec.gov.br -, que é o site do sistema que permite que o procedimento de cadastro seja realizado de modo simples, objetivo e seguro.


Passo 02. O estudante deverá informar os dados que forem solicitados, informando um e-mail para que uma mensagem de validação do cadastro seja gerada e enviada, sendo que após esta validação, o estudante deverá acessar novamente o SisFIES para dar seguimento à sua inscrição.


Passo 03. Depois de realizada a inscrição no SisFIES, o estudante terá até 10 dias para comparecer ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da universidade na qual se encontra matriculado de posse de toda a documentação necessária.


Pronto! Após três dias úteis contando a partir desta validação da Fies 2019 inscrição feita pelo CPSA, o estudante deverá se dirigir ao banco para realizar a contratação do financiamento e então, passar pela análise de crédito, para então, conseguir a liberação do valor.

Resultado FIES 2019

Será importante demais que o estudante que fez todos os procedimentos saiba como consultar o resultado do FIES, pois isto será determinante para o sucesso de todo o processo.

O resultado FIES 2019 é divulgado para o primeiro semestre, normalmente, no início de março, sendo que são dados 3 dias úteis para que os candidatos pré-selecionados possam fazer a complementação da inscrição.

INSCRIÇÕES FIES 2019

O resultado poderá ser consultado pelo estudante candidato diretamente no site do programa, que é o http://fiesselecao.mec.gov.br/, sendo necessário que se busque pela lista de pré-selecionados.

Todos os estudantes que não fizerem parte da lista de pré-selecionados terão uma segunda chance, pois eles serão incluídos em uma lista de espera e poderão manifestar de modo formal o seu interesse até o final do mês de março (seguindo a lógica da edição de 2019 do programa de financiamento do governo).

Como cancelar a inscrição Fies

INSCRIÇÕES FIES 2019É muito comum que alguns estudantes, por qualquer que seja o motivo, venha a cancelar o Fies, perdendo todo o vínculo com o financiamento do governo e arcando com os custos sozinho. E caso você seja um desses estudantes, este tópico será de grande ajuda.

Realizar o cancelamento do Fies é muito simples, mas vale lembrar que este procedimento não tira a obrigação do estudante de quitar a dívida do que já utilizou de crédito. Todo valor será parcelado e a dívida deverá ser quitada.

O primeiro passo a ser dado é comunicar ao banco que deseja fazer o cancelamento e com isso, o mesmo oferecerá algumas opções de parcelamento. No caso de candidatos desempregados, o financiamento será feito no valor mínimo das prestações até que o estudante consiga se empregar novamente.

Existe também a opção de solicitar a suspensão temporária do financiamento, esta que pode se estender até 4 semestres consecutivos. O pedido deve ser feito à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento), este que é um grupo dentro da própria faculdade responsável por acompanhar todo o processo financeiro. Durante o período de suspensão o aluno não precisa pagar nada.


Realizar as inscrições Fies é importantíssimo para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), afinal, através deste processo será possível ter acesso à um bom financiamento disponibilizado pelo programa. Portanto, vale a pena começar a se preparar com antecedência, já que é maior processo seletivo no ramo educativo do pa´ís.

Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito das inscrições FIES 2019, deixe o seu comentário logo abaixo. Não deixe também de compartilhar este conteúdo com um estudante que também pretende participar do Exame Nacional do Ensino Médio. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *