Inscrições Fies 2020: Como Fazer? Onde Fazer? Qual o Valor? 

O Fundo de Financiamento Estudantil já ajudou milhares de pessoas a realizarem o sonho de conquistar o diploma e consequentemente, ter uma profissão.

As inscrições são abertas anualmente e, 2020 pode ser o seu ano de começar a estudar através deste programa! Quer saber como fazer a inscrição do Fies 2020? Continue a leitura!

Requisitos para participar do Fies 2020

Requisitos para participar do Fies 2020

Existem alguns requisitos básicos necessários para poder participar do programa e ser selecionado. Tanto para o Fies e o P-Fies (nova modalidade), é preciso:

  • Ter participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010;
  • Ter obtido nota média igual ou superior a 450 pontos;
  • Ter obtido qualquer nota maior que zero na redação;
  • Ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

No entanto, com as mudanças do Novo Fies, quem possui renda familiar per capita de até 5 salários mínimos, podem concorrer exclusivamente uma vaga pelo P-Fies.

Inclusive, candidatos que já fizeram uma graduação com ou sem Fies, também podem se inscrever no Fies 2020, desde que se encaixe nos pré-requisitos. No entanto, inadimplentes com o Fies ou CREDUC e estudantes que ainda estão utilizando o financiamento, não podem se inscrever.

>>>> Veja aqui informações completas sobre o Boleto Fies 2020! <<<<

Inscrições Fies 2020: Como fazer?

As inscrições do Fies 2020 e do P-Fies devem ser feitas online, no site oficial do Fies pelo endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br.

Atente-se ao cronograma para saber quando as inscrições serão abertas. Dentro do período estipulado, siga os passos abaixo.

  • Acesse o site oficial do Fies;
  • Clique em “Minha Inscrição”;
  • Clique em “Primeiro Acesso”;
  • Informe seu CPF e data de nascimento;
  • Se você participou do ENEM e tem as notas necessárias para participar do Fies, o sistema pedirá para cadastrar uma senha e um e-mail válido;
  • Será enviado um link de confirmação em seu e-mail cadastrado, abra e clique no link para ativar o cadastro.

Esse é o primeiro passo para fazer sua inscrição para o Fies 2020. Caso não receba o e-mail de confirmação em poucos minutos, verifique a caixa de spam.

Concluído o cadastro e realizada a ativação, retorne ao site e clique na opção “Já sou cadastrado”. Na tela de login informe o seu CPF e senha. Nas próximas telas será necessário preencher com seus dados pessoais e dos componentes do seu grupo familiar.

É importante preencher todas as informações com calma e cautela para evitar erros e transtornos. Atente-se aos campos de preenchimento obrigatório e as mensagens que o sistema emite.

Ao final da inscrição, será necessário selecionar um grupo de preferência e escolher até 3 opções de cursos.

Qual o valor da inscrição do Fies 2020

Qual o valor da inscrição do Fies 2020

Não é necessário pagar nada para se inscrever no Fies 2020. O pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil é realizado após a finalização do curso. No entanto, com as alterações do Novo Fies em 2018, o período de amortização começa a valer logo após o término dos estudos. Até o ano de 2017 existia um período de carência de 18 meses para começar o pagamento.

Durante o curso, o aluno pagará apenas os valores dos juros já estipulados em contrato em datas específicas. Nesse período o estudante também deverá realizar o aditamento do Fies 2020. Ou seja, deverá “renovar o contrato” a cada semestre, esse processo é realizado para comprovar que o aluno está frequentando as aulas.

Como saber o resultado do Fies 2020

Para saber o resultado do Fies 2020, é necessário ter conhecimento do cronograma e ficar atento a data de divulgação dos candidatos pré-selecionados. Quando essa informação estiver liberada, basta acessar o site oficial do Fies 2020, o mesmo onde fez sua inscrição, fazer seu login com CPF e senha para ver se foi aprovado.

É muito importante atentar-se aos prazos e datas limites para participar do programa. Quem for pré-selecionado terá 5 dias para completar sua inscrição e se dirigir até a faculdade para finalizá-la. Além disso, também será preciso realizar toda a parte burocrática referente ao financiamento junto com o seu fiador.

Para quem estiver na lista de espera, a recomendação é acessar o site com frequência. Pois não há como prever se haverá outra chamada, quando isso irá acontecer ou o número de vagas disponíveis.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Inscrições Fies 2020: Como Fazer? Onde Fazer? Qual o Valor? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *