RESULTADO FIES 2019 → Consulta, Data de Divulgação – CONFIRA

Quando o governo militar decidiu criar o Programa de Crédito Educativo, mais conhecido como PCE, a intenção era facilitar o acesso à educação superior. Mas o fato é que somente em 1999, quando foi criado o Fundo de Financiamento Estudantil é que este acesso começou de fato a ser facilitado. Hoje, tudo fica mais simplificado através do resultado Fies 2019.

No entanto, foi em 2010, quando da reformulação do programa educacional, que o FIES começou a ganhar ainda mais força, já que seu alcance foi muito ampliado, e a quantidade de estudantes contemplados passou a ter uma abrangência maior do que em qualquer outra fase do programa.

E é por causa desta crescente observada nos últimos anos, que o interesse por parte dos estudantes brasileiros em relação ao programa também explodiu em todo o Brasil, gerando uma procura imensa por informações sobre o programa,  assim como o FIES inscrição e o que será o foco das próximas linhas deste artigo. Acompanhe!

Resultado FIES 2019

Normalmente, o resultado do FIES 2019 é liberado pelo Ministério da Educação (MEC) no mês de março, e em 2018 não foi diferente, com a divulgação da lista de pré-selecionados pelo programa de liberação de financiamentos para universidades não gratuitas sendo feita no começo deste mesmo mês.

RESULTADO FIES 2019

Os candidatos pré-selecionados na última edição tiveram a oportunidade de fazer a complementação da inscrição, sendo que os candidatos não pré-selecionados foram incluídos automaticamente na lista de espera, tendo apenas que manifestar interesse até o dia 30 de março.

Há ainda a modalidade P-FIES, que teve a divulgação feita no dia 12 de março, com a lista de estudantes pré-selecionados igualmente informada, dando a noção de que será assim também nos próximos anos.

Consultar Resultado FIES 2019

E para os estudantes que se candidataram no FIES com a intenção de solicitar um financiamento para uma universidade não gratuita, a boa notícia reside no fato de que a consulta do FIES resultado, com a lista de pré-selecionados, pode ser realizada diretamente na internet.

Entenda melhor acompanhando rápido passo a passo que elaboramos logo a seguir para visualizar o resultado FIES:

RESULTADO FIES 2019

 


Passo 01. Acesse o site FIES – fiesselecao.mec.gov.br;


Passo 02. Clique na opção “Ver meu boletim de acompanhamento”;


Passo 03. Informe seus dados do ENEM para visualizar a lista de pré-selecionados.


 

A complementação da inscrição FIES 2019, como já foi dito anteriormente, deverá ser feita dentro do prazo de três dias úteis, para garantir que o processo de solicitação do financiamento possa fluir normalmente.

Será importante para o estudante que deseja se inscrever e se candidatar para conquistar uma oportunidade de financiar um curso de nível superior em uma universidade não gratuita, procure acompanhar atentamente todas as informações sobre datas e prazos que são divulgadas no próprio site oficial do programa.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Apresentação de Documentos a CPSA

RESULTADO FIES 2019A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, mais conhecida como CPSA, será o órgão da universidade escolhida pelo candidato responsável por validar toda a documentação necessária para confirmar o pedido de financiamento por parte dele.

Portanto, será importante demais que ele procure saber como proceder para garantir que a apresentação de documentos ao CPSA seja feita dentro dos prazos estipulados pelo próprio FIES, para não correr o risco de perder sua vaga.

O candidato que tiver seu nome divulgado na lista de pré-selecionados do resultado FIES 2019 deverá confirmar sua inscrição no SisFIES, para então, 10 dias após esta confirmação, comparecer ao CPSA da universidade escolhida.

Este comparecimento será para a validação dos documentos e informações que foram informados na inscrição no site do FIES, sendo necessária a apresentação de toda a documentação exigida pelo regulamento do programa.

Validação da Inscrição FIES

A confirmação da FIES 2019 inscrição e apresentação de documentos ao CPSA será de suma importância para garantir que o processo de solicitação de financiamento por parte do estudante tenha prosseguimento e alcance o sucesso.

Após esta apresentação de documentos ao CPSA da universidade escolhida, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição financeira vinculada ao FIES de sua preferência (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para que seja formalizada a contratação do financiamento.

Este comparecimento à instituição financeira se dará em até 10 dias que serão contados a partir do terceiro dia útil subsequente ao dia em que foi feita a validação da inscrição junto ao CPSA.

É importante sempre ressaltar que a escolha da instituição financeira (Caixa FIES ou Banco do Brasil) deverá ser escolhida pelo candidato no momento da inscrição feita por ele no SisFIES, assim como também será escolhida neste momento a universidade, entre outras coisas.

FIES como funciona o pagamento

Após todas as suas informações estiverem corretas e validadas você terá chegado a etapa final que é a contratação do financiamento. As instituições financeiras que atuam como agentes do FIES são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil

Você e o seu Fiador terão um prazo de até dez dias (contados a partir do terceiro dia útil após a validação da sua inscrição pela CPSA), para comparecer ao agente financeiro escolhido ainda no ato da sua inscrição no SisFIES e assim formalizar a contratação do financiamento. A taxa de juros do FIES para todos os cursos é de 6,5% ao ano.

Para os alunos bolsistas parciais do sistema Prouni, assim como os alunos matriculados em cursos de licenciatura e alunos que tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio NÃO é exigido apresentar um fiador.

Em relação ao valor a ser pago pelo aluno, este será determinado a cada ano pelo sistema, respeitando o limite de pagamento da renda de cada um. Ou seja, as famílias com nível de faixa salarial menor pagarão um valor menor nas parcelas, independentemente do curso financiado.

O benefício do financiamento só está disponível para os cursos de graduação presencial, não sendo válido para cursos à distância (EaD).


Os prazos para entrega dos documentos junto ao CPSA deverão ser respeitados com rigor pelo estudante pré-selecionado, pois caso não sejam, seu pedido de financiamento será perdido e sua oportunidade de ingressar em uma universidade não gratuita com facilidades de pagamento também.

Portanto, se você é um estudante que se interessou pela consulta do resultado FIES seleção 2019, fique atento e não deixe escapar esta oportunidade de ouro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *