Resultado Fies 2020: Consulta, Data de Divulgação – CONFIRA 

O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Ministério da Educação que ajuda pessoas a realizarem o sonho de cursar uma faculdade particular. O programa foi atualizado e, de acordo com o Novo Fies podem participar estudantes graduados e não-graduados, desde que tenham a renda per capita de até três salários ou, até 5 salários mínimos para o Fies.

Existe um processo seletivo, no qual utiliza-se a nota do ENEM. Por esse motivo é importante que o candidato tenha participado do exame depois de 2010. Para saber o resultado do Fies 2020, atente-se as informações abaixo:

Resultado FIES 2020: como saber?

O resultado do FIES 2020 apresenta os candidatos pré-selecionados e informa quem foi para a lista de espera. Para acessar o resultado do FIES 2020 é bem simples:

Resultado Fies 2020: Candidato pré-selecionado

Se você foi pré-selecionado, tem um prazo de 5 dias para completar sua inscrição. Portanto é importante estar bastante atento ao cronograma do FIES 2020.

Preencha a última etapa da inscrição, inserindo todos os dados referentes ao seu financiamento.

Resultado Fies 2020: Candidato pré-selecionado

Feito isso, a próxima etapa é a validação dos dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição que irá cursar. Essa validação deve ser feita pessoalmente em até dez dias após a finalização da inscrição pelo site.

Quando se dirigir a CPSA, leve consigo todos os documentos informados na hora da inscrição. Para finalizar, deverá completar a última tema com os procedimentos burocráticos referentes ao financiamento.

[Como cancelar FIES 2020: Aprenda aqui!]

Resultado Fies 2020: lista de espera

Se você foi para a lista de espera, acalme-se que nem tudo está perdido! Você ainda pode ser selecionado para participar do programa, já que está em uma “fila” aguardando ser chamado.

A ordem da lista de espera Fies 2020 é de acordo com a nota recebida, sendo da maior para a menor.

Dentre os candidatos pré-selecionados, podem existir desistências ou alguém perder o prazo para completar a inscrição e/ou se dirigir para o CPSA. Pode ocorrer também a abertura de vagas por alunos que não efetuarem o aditamento FIES 2020.

Nestes casos, abre-se uma nova oportunidade para quem ficou na lista de espera. Se o seu nome está na lista, é importante acompanhá-la com frequência para não perder nenhum prazo.

Apesar das chances de conseguir uma vaga existirem, não há como ter certeza que haverá uma nova chamada para a lista de espera. Outro ponto desconhecido é a quantidade de vagas disponíveis.

No entanto, quem for convocado através da lista de espera deverá:

  • Preencher a inscrição no site do Fies;
  • Realizar a validação na instituição;
  • Encerrar com os procedimentos burocráticos.

Você terá 15 dias para realizar todo esse processo. Mas, em todo caso procure sempre olhar o site para ver se você foi pré-selecionado e realizar a inscrição o mais rápido possível.

[Quer saber mais sobre vagas remanescentes? Veja aqui!]

Como funciona o pagamento do Novo FIES 2020

Antes de compreender a forma de pagamento do Fies 2020, é necessário entender as modalidades do Novo Fies. São dois tipos, o primeiro é o já conhecido, sendo destinado a estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Nessa modalidade, não há juros e os recursos usados para bancar o estudante são públicos.

Com o Novo Fies, entra uma nova modalidade de financiamento, o P-Fies. É destinado para estudantes que possuem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. O financiamento é feito por empresas especializadas em financiamento estudantil.

Outra mudança no programa é sobre o período de carência, que não existe mais desde 2018. Anteriormente, o estudante tinha um período de 18 meses antes de começar a pagar as parcelas.

O pagamento do Fies 2020 pode ser dividido em 2 etapas: durante o curso e o prazo para quitar a dívida.

[Leia aqui informações completas sobre o SISFIES 2020!]

Pagamento Fies 2020: Durante o curso

Enquanto estuda o aluno terá que pagar os juros referentes ao financiamento. Esse valor já é pré-determinado em contrato e pago mensalmente.

Contudo, algumas informações e dados podem variar de acordo com o contrato, tipo de financiamento e a edição do programa.

Para estudantes contemplados com o P-Fies, há opção de começar a pagar as parcelas durante os estudos, terminando em um período menor após a formatura. Isso acontece quando o estudante começa a trabalhar com carteira assinada, tendo o valor das parcelas descontado do salário.

Pagamento Fies 2020: Após a formatura

Sem o período de carência, após terminar o curso o beneficiário entre em período de amortização. Ou seja, o prazo para quitar a dívida.

O valor das parcelas do Fies é descontado diretamente do salário ou da conta corrente do estudante, agora profissional formado.

[Veja aqui informações completas sobre o Boleto FIES 2020!]

O tempo e o valor exato das parcelas do financiamento variam de acordo com o tempo de duração do curso e o valor da mensalidade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Resultado Fies 2020: Consulta, Data de Divulgação – CONFIRA 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *