SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019 → Saiba como Funciona!

Muito conhecido pela maior parte dos estudantes desejosos de ingressar no ensino superior através do segundo semestre FIES 2019, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que é mais famoso pela sua sigla FIES, foi criado em 1999, e foi completamente reformulado e ampliado no ano de 2010.

Atualmente, na edição do primeiro semestre de 2018, nada menos do que 310 mil vagas foram disponibilizadas pelo programa que oferece a oportunidade aos estudantes de financias seus estudos em universidades não gratuitas do Brasil inteiro.

E a boa notícia para quem se interessou, mas que não conseguiu participar do processo seletivo para ser pré-selecionado no primeiro semestre de 2018, é que há uma segunda chance com o segundo semestre FIES, que vamos saber mais nas próximas linhas.

Como Funciona o Fies?

O fundo de financiamento estudantil é considerado o maior programa de financiamento já realizado no país. Criado pelo Governo Federal juntamente com o ministério da educação cujo o objetivo é incentivar jovens a cursarem o ensino superior em uma instituição privada de graça ou pagamento a metade do valor.

Isso porquê o Fies proporciona o financiamento nos cursos em graduações no Ensino Superior em faculdade particulares para estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação. Para isso é preciso é preciso que o estudante tenha realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio e obter mais de 450 pontos e não zerar a redação.

Poderão realizar a inscrição no Fies 2019 todos os alunos que estejam regularmente matriculados em escolas públicas e que sejam cadastradas no Fies, além de possuir uma avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Desta forma, é preciso que o candidato realize o cadastro no “SisFies”no qual ele deverá informar os seguintes dados:

  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • E-mail;
  • Cadastro de senha.

Após esse procedimento, o estudante receberá um e-mail confirmando o seu cadastro e em seguida poderá realizar o seu cadastro no Fies. Basta acessar o link disponibilizado no e-mail e verificar as informações necessárias.

A próxima etapa a ser realizada é informar os seus dados pessoais juntamente com as informações sobre a sua renda familiar. Depois do preenchimento dos dados, uma lista com toda a documentação será gerada para a comprovação das informações. Não há prazo específico para a inscrição, porém a adesão deve ser feita entre Janeiro a Junho para o 1° semestre, e Julho a Dezembro para o 2° semestre.

Segundo Semestre Fies 2019

Uma boa oportunidade não poderia ser dada apenas uma vez por ano, não é mesmo? Pois foi pensando nisto que o Ministério da Educação (MEC) formulou o FIES 2019 para ser oferecido em duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre, e a outra no segundo semestre.

SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019

Os requisitos para participar do FIES Segundo Semestre são basicamente os mesmos exigidos para quem deseja participar da edição das inscrições Fies segundo semestre, vamos relembrar abaixo:


01. Necessário que o estudante tenha uma renda familiar mental bruta de até três salários mínimos por pessoa.


02. O estudante deverá ter participado de alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010, conseguindo uma nota mínima de 450 pontos de média na prova do exame e que não tenha zerado a nota da redação.


03. Professores da rede pública de ensino básico, que estejam no exercício da função e que façam parte integrante do quadro de pessoal da instituição, e que sejam matriculados em cursos de licenciatura também poderão participar do programa.


As inscrições FIES deverão ser feitas através do site, será importante entender que, seguindo a lógica dos últimos anos, é bem provável que também para este ano, na edição do segundo semestre oferte uma quantidade menor de vagas em relação à edição do primeiro semestre.

Normalmente, ela é liberada em julho, com seus prazos divulgados exatamente como ocorre com a edição do primeiro semestre: no site oficial do programa, que é o www.fiesselecao.mec.gov.br.

Inscrições Fies Segundo Semestre 2019

Totalmente informatizado, o FIES oferece aos estudantes interessados em se candidatar a alguma das vagas para buscar financiamento para a universidade um sistema próprio em seu site oficial, confira abaixo todo passo a passo para realização do Fies inscrição segundo semestre:

SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019


Passo 1: Acesse o site através do endereço: www.fiesselecao.mec.gov.br.


Passo 2: O SisFIES é o sistema informatizado do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, no qual o candidato deverá dar início ao processo de inscrição, se cadastrando e informando seu CPF, sua data de nascimento e um e-mail válido.


Passo 3: Este e-mail será de fundamental importância para o processo, pois será através dele que será recebida a mensagem de confirmação da inscrição gerada pelo sistema do FIES, e que permitirá ao estudante prosseguir com os procedimentos.


Passo 4: A escolha dos cursos e das instituições, bem como a escolha do banco no qual o pedido de financiamento será feito deverão ser realizadas exatamente no momento no qual a inscrição é feita no SisFIES.


Resultado do FIES Segundo Semestre 2019

E para quem decidiu participar do processo seletivo do FIES Segundo Semestre, a boa notícia é que também a consulta do resultado FIES poderá ser feita pela internet, através do site oficial do programa educacional de financiamento estudantil.

Para saber se o seu nome consta da lista de pré-selecionados do FIES para o segundo semestre, será importante seguir alguns procedimentos, confira:

SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019


01. Acesse o site www.fiesselecao.mec.gov.br/, procurando clicar na opção que aparece logo na página inicial do programa que diz “Ver meu boletim de acompanhamento”.


02. Clicando nesta opção, será possível visualizar se o seu nome consta da lista de pré-selecionados. Caso ele conste, você terá de prosseguir com os trâmites para concluir o financiamento.


03. O próximo passo será comparecer ao CPSA de sua universidade para apresentar toda a documentação necessária, para depois ir até o banco escolhido para contratar o financiamento (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).


Caso seu nome não conste na lista de pré-selecionados, será importante lembrar que existe uma lista de espera para a qual os nomes não pré-selecionados são direcionados automaticamente pelo sistema do FIES.

No entanto, é fundamental ressaltar que o estudante deverá manifestar o seu interesse em fazer parte desta lista de espera, para tentar conquistar uma das vagas ociosas que foram deixadas para trás por candidatos que desistiram ou que perderam os prazos para entregar as documentações necessárias.


Seguindo todos estes procedimentos, com certeza você terá grandes chances de conseguir uma vaga para conquistar um financiamento que lhe permita pagar a mensalidade de sua universidade não gratuita com mais facilidade.

Fique sempre atento ao fies segundo semestre data para que você não venha perder o prazo de inscrições e que outro candidato ocupe a vaga no seu curso de interesse.

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao segundo semestre FIES 2019, deixes seu comentário abaixo. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *