SISFIES 2019 → Sistema Informatizado do FIES – Inscrição, Aditamento

Uma grande oportunidade para quem deseja ingressar em alguma universidade paga, mas que não reúne condições de arcar com as mensalidades, o SISFIES 2019 tem atraído cada vez mais estudantes nos últimos anos.

Seu crescimento reforça a importância deste tipo de programa educacional como ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior em um país tão desigual quanto é o Brasil, que ainda tem milhões de pessoas sem condições de pagar por uma faculdade.

Desde que preencha os pré-requisitos necessários para que possa solicitar o financiamento do FIES, o estudante terá a facilidade de dar prosseguimento à sua inscrição no programa de modo extremamente moderno e informatizado, através de um sistema chamado de SisFIES, que nós vamos conhecer melhor nas próximas linhas deste artigo. Veja Agora!

SisFIES 2019

O SisFIES nada mais é do o Sistema Informatizado do FIES 2019, que foi criado com o intuito de tornar mais fácil o acesso por parte dos estudantes aos benefícios oferecidos por este, que é um dos mais famosos e procurados programas educacionais em vigor no Brasil atualmente.

SISFIES 2019

Instituído com o claro intuito de tornar mais modernizado todo o processo voltado à operacionalização da concessão de financiamento estudantil, tornando a adesão de entidades mantenedoras e também a inscrição de estudantes muito mais fácil e rápida.

Também a execução, bem como o gerenciamento e o controle dos ativos e dos passivos do FIES são feitos através deste sistema que possui grande eficiência e capacidade de tornar mais fácil a vida de quem busca por informações relacionadas ao FIES.

Consultar Cursos

Para realizar a consulta de cursos e de instituições no SisFIES é bem simples, bastando ao estudante que solicitou o financiamento distinguir entre o SisFIES, o SisFIES Aluno e o SisFIES Mantenedor.

SISFIES 2019

O portal que deverá ser acessado pelo aluno que já faz parte do programa é o do SisFIES Aluno, que está no endereço: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal, e que é totalmente direcionado aos alunos que já possuem uma vaga no FIES e também aos alunos que desejam realizar a inscrição no programa.

O acesso às informações é bem rápido por meio deste portal, sendo possível realizar a consulta de praticamente tudo que se refere ao programa como:

  • Renegociação;
  • Aditamento de contrato;
  • Possíveis abatimentos oferecidos (professores e médicos).

No entanto, a consulta de cursos e de instituições no SisFIES deverá ser feita pelo SisFIES Portal, que é acessado no endereço www.sisfiesportal.mec.gov.br, e apresenta todas as ferramentas para realizar este tipo de busca a quem ainda não se inscreveu no programa.

O SisFIESPortal é o sistema mais completo do governo com informações sobre o FIES. No SisFIES você pode tirar todas as dúvidas sobre o programa, saber quais são as vagas oferecidas, como também informações de abatimento, aditamento e legislação do FIES. Além disso, no site, você também terá a oportunidade de fazer uma simulação de quais seriam as melhores opções de financiamento para você.

Sobre o simulador é importante frisar que:

  • O simulador tem função ilustrativa e objetivo de disponibilizar dados aproximados sobre a dívida futura, como também o montante a serem desembolsados mês a mês para quitação.
  • Os valores da simulação realizada no site, considera o dia em que foi realizada como data de assinatura de contrato.
  • Os valores da prestações na simulação são calculadas levando em consideração os dados informados ao sistema.

Já o SisFIES Mantenedor é um sistema voltado para as instituições de ensino superior, como universidades, centros universitários e faculdades que pretendem ou que irão oferecer vagas de cursos no FIES.

Simulador de financiamento SISFIES 2019

E para quem se interessou em fazer uso de um financiamento através do FIES, a boa notícia é que é perfeitamente possível realizar uma simulação de valores dentro do próprio portal do SisFIES.

SISFIES 2019

Para se planejar, o estudante interessado poderá simular valores de prestações a serem pagas durante todas as fases do financiamento que pretende solicitar, numa ação que lhe permitirá se programar melhor.

No entanto, é sempre bom lembrar que o simulador é meramente ilustrativo, tendo como principal objetivo colocar ali informações aproximadas sobre a futura dívida, e que ele irá considerar os valores de acordo com a data da simulação, considerando esta data como a data da assinatura do contrato.

É importante lembrar que existe um percentual mínimo de financiamento que é de 10%, que varia de acordo com a renda familiar do candidato, assim como também o valor da mensalidade do curso.

Inscrição SISFIES 2019

Para se inscrever no programa é bem fácil, mas é importante seguir os procedimentos corretos, confira:

SISFIES 2019


Passo 01. Acesse o site do FIES (Sistema de Seleção do FIES) através do site: www.fiesselecao.mec.gov.br, informando os dados solicitados, necessitando que seja informado o Cadastro de Pessoa Física, o CPF, além da data de nascimento.


Passo 02. Um endereço de e-mail também será solicitado e a senha de acesso será cadastrada, para que o estudante tenha condições de realizar acessos futuros.


Passo 03. Depois disto, o estudante deverá acessar o SisFIES para efetivar sua inscrição, em até 5 dias corridos a partir da divulgação da pré-seleção.


Aditamento Sisfies 2019

Para fazer o aditamento, que nada mais é do que a renovação do financiamento do FIES, o estudante deverá aguardar a solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

SISFIES 2019

Então, deverá acessar o SisFIES e confirmar seus dados, tendo, após isto, até 20 dias contados a partir da data da solicitação para validar informações do curso os valores da semestralidade, boleto Fies, entre outras coisas, e optar pelo aditamento simplificado ou pelo aditamento não simplificado.

Como cancelar o FIES

Caso seja desejo do estudante cancelar o FIES, ele poderá realizar este cancelamento através da internet, por meio do SisFIES, sendo que as solicitações só serão computadas até o décimo quinto dia de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano.

Após realizar o cancelamento, o estudante terá 4 opções:

  • Liquidar saldo devedor no ato do encerramento;
  • Permanecer na fase de utilização;
  • Antecipar a fase de carência;
  • Antecipar a fase da amortização.

Através desse artigo você conferiu todos procedimentos para realizar os tramites dos SISFIES 2019, basta seguir as nossas dicas e aguardar o resultado.

Se ficou algo pendente, não hesite em deixar nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *