SisFies 2020: O que é? Como Funciona? Quem Tem Direito?

O FIES 2020 (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) cujo objetivo é o financiamento, a juros baixos, de cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, para estudantes de baixa renda.

Quem tem direito ao FIES 2020?

SisFies 2020: O que é? Como Funciona? Quem Tem Direito?

Para participar do FIES 2020 os estudantes precisam ter uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, ter feito o ENEM a partir de 2010 e obtido uma nota média igual ou superior a 450, e não ter zerado a nota de redação.

Ao longo do curso, o estudante paga, mensalmente, os encargos educacionais e os juros do financiamento, e o restante do montante total, pago após a conclusão do curso, em parcelas de acordo com a situação financeira do aluno.

O FIES foi modificado esse ano, e agora está dividido em duas modalidades: participam da primeira modalidade os estudantes que possuam uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, com direito a juros zero no financiamento. O pagamento das parcelas respeitará o limite de renda de cada aluno.

Participam da segunda modalidade, denominada P-Fies, estudantes com uma renda familiar per capita de até 5 salários mínimos. Nos dois casos, é necessário que o estudante tenha feito o ENEM a partir de 2010, tendo uma nota média igual ou superior a 450, e não ter zerado a nota de redação.

>>>> Veja aqui como cancelar o seu FIES 2020! <<<<

Veja como se inscrever no FIES 2020

A inscrição do FIES é feita pelo site do programa. O período de inscrições para o ano de 2020 só deve abrir em fevereiro. Caso não haja mudanças, o processo de inscrição deverá ser o seguinte:

  1. Acesse o novo site do FIES, disponível em http://fies.mec.gov.br;
  2. Clique em “Minha inscrição”, e em seguida clique em “Primeiro Acesso”;
  3. Serão solicitados CPF, e-mail, e uma senha de cadastro;
  4. Você receberá um e-mail de confirmação para validar seu cadastro;
  5. Confirmado o cadastro, retorne ao site e clique na opção “Já sou cadastrado”;
  6. Informe o CPF e a senha;
  7. Será necessário informar dados pessoais, familiares, e referentes a renda;
  8. Por fim, escolha um grupo de preferência, escolhendo até três opções de curso que pretende fazer e em qual instituição de ensino;
  9. Caso seja pré-selecionado, será preciso acessar o sistema SisFIES e efetivar a seleção dentro de 5 dias, contados a partir da divulgação do resultado.

O que é SisFies?

SisFies (Sistema Informativo do FIES) é o portal oficial do FIES. É através dele que o estudante selecionado no programa têm acesso a todas as informações.

Nesse site você pode, por exemplo, consultar os cursos e as entidades mantenedoras, fazer alterações no seu cadastro, emitir certificados de pagamento, acessar outros documentos, etc. Também é possível simular o financiamento dos seus estudos. Veja como:

  • Acesse o site em http://sisfiesportal.mec.gov.br/;
  • Clique em “Simular Financiamento”, no menu localizado do lado esquerdo da tela e siga as orientações.

Aditamento FIES 2020

Outra função que pode ser feita no portal SisFies é o aditamento, mas só para quem já participa do programa. Aditamento é a renovação do contrato de financiamento.

É através dele que o aluno confirma que vai continuar o curso na instituição em que está matriculado, garantindo dessa forma sua vaga. Vale lembrar que o aditamento é um processo obrigatório, portanto, fique atento aos prazos. Para solicitar o aditamento, siga os passos abaixo:

  • Acesse o portal em http://sisfiesportal.mec.gov.br;
  • Clique em “Aditamento de Contrato”, no centro da tela;
    Aditamento FIES 2020
  • Informe CPF e senha e confirme a informação de segurança;
    Aditamento FIES 2020
  • Siga as orientações do sistema.

Para quem quer renegociar o seu contrato, basta clicar em “Renegociação”, no centro da tela, e seguir os mesmos passos do Aditamento.

O aditamento pode ser simplificado ou não simplificado. O primeiro caso ocorre quando o fiador não possui nenhum tipo de restrição e o estudante quitou todas as parcelas estipuladas em contrato sem atraso.

>>>> Como funcionam as vagas remanescentes? Entenda aqui! <<<<

Já o aditamento não simplificado acontece quando há alguma restrição em nome do fiador, ou quando há atraso no pagamento de alguma parcela. Nesse caso, o estudante deverá entrar em contato com o banco onde o financiamento foi feito.

Fique atento aos prazos para participar do FIES 2020, pois esse é uma das melhores opções para quem não pode pagar seus estudos e sonha com uma vaga no ensino público superior.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

SisFies 2020: O que é? Como Funciona? Quem Tem Direito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *