Vagas Remanescentes Fies 2019 – Quando Começam as Inscrições!

Você pode não saber, detalhadamente, o que é o FIES, mas, com certeza, já ouviu falar desse programa e, claro, das Vagas Remanescentes Fies 2019. O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa criado pelo Governo Federal, em 1999, com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes a cursos de instituições de ensino superior através de condições especiais de pagamento.

Com o FIES, os estudantes, que não podem arcar com os custos de uma graduação, financiam as suas mensalidades e só começam a pagar quando concluem o curso.

E para te ajudar ainda mais a conhecer melhor o Fies 2019, vamos trazer informações sobre um dos tópicos mais importantes para quem busca pelo financiamento: as vagas remanescentes FIES 2019. Fique atento às próximas linhas, pois explicaremos tudo sobre as vagas remanescentes, o que são, como funcionam, quem pode se inscrever, entre outras coisas.

Vagas Remanescentes FIES 2019

Os estudantes que disputam o financiamento ficam na expectativa pelo resultado do FIES, mas, infelizmente, alguns não conseguem ser selecionados nas primeiras etapas do programa. Mesmo com um resultado Fies não animador, o participante ainda pode concorrer às vagas remanescentes.

As vagas remanescentes são aquelas que sobram logo após a seleção regular do FIES ser totalmente encerrada.

Vagas Remanescentes FIES 2019

A seleção regular FIES acontece duas vezes por ano. Os candidatos selecionados nas primeiras etapas, mas que não cumprem os prazos e as regras estabelecidas ou não conseguem o financiamento necessário para realizar o curso, perdem ou desistem da vaga, dando espaço para os alunos que estão ansiosos pelo processo das vagas remanescentes.

Inscrições Vagas Remanescentes FIES 2019

Para se inscrever a uma vaga remanescente do Fies 2019, o candidato precisa atender a alguns requisitos. Veja a seguir.

  • Atingir 450 pontos na média das provas do Enem e nota acima de zero na redação (pode ser qualquer edição do exame a partir de 2010);
  • Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

As inscrições Fies para as vagas remanescentes são realizadas pela internet, através do endereço eletrônico oficial do programa. Tudo é feito da mesma forma do processo seletivo regular. Confira o passo a passo.

Vagas Remanescentes FIES 2019


Passo 1: Acessar o portal em http://fies.mec.gov.br e efetuar o cadastro. o candidato deve informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF.


Passo 2: O sistema irá confirmar se existe registro de participação no Enem e da nota mínima. Depois disso, o candidato deve cadastrar uma senha, com a qual terá acesso ao sistema para efetuar a inscrição às vagas remanescentes.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 3: Logo após cadastrar a senha, vai ser preciso informar um e-mail pessoal, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.


Passo 4: Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado pelo candidato um link para ativação.


Passo 5: Após a ativação, o candidato deve buscar no sistema de inscrição, a opção “Já sou cadastrado” informando o seu CPF e a senha cadastrada.


Após a realização da inscrição, o candidato deve acessar o FiesSeleção (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login) e complementar sua inscrição nos 2 (dois) dias úteis subsequentes.

Todo o processo de seleção FIES, convocação dos aprovados nas primeiras etapas, divulgação dos nomes em lista de espera e levantamento das vagas remanescentes pode levar mais ou menos 1 mês.

Vagas Remanescentes x Lista de Espera

VAGAS REMANESCENTES FIES 2019É normal que surjam dúvidas sobre a diferença entre as vagas remanescentes e a lista de espera Fies 2019.

A lista de espera só contempla os participantes da seleção regular Fies. O processo da lista de espera começa logo após a divulgação das etapas regulares (primeira e segunda).

Já as vagas remanescentes, como já mencionado aqui neste artigo, são aquelas que não foram ocupadas no processo regular do Fies, depois da lista de espera ter sido finalizada.

Para disputar uma vaga remanescente delas é necessário se inscrever novamente no site do FIES Seleção, mesmo que você tenha participado do processo seletivo mais recente.

Quando abrem as Vagas Remanescentes do FIES 2019?

VAGAS REMANESCENTES FIES 2019O FIES sempre acontece no primeiro e segundo semestres do ano. No primeiro, normalmente, o programa acontece entre janeiro e fevereiro. Já a segunda etapa começa entre o final de julho e o início de agosto.

As datas exatos só serão divulgadas com a publicação do edital do Fies 2019. Assim que o edital for lançado, divulgaremos o calendário detalhado aqui.


O Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, é uma super oportunidade para aqueles estudantes que não têm condições de pagar um curso de graduação.

E se você é um estudante que está em busca de uma chance em uma instituição particular de nível superior, mas não foi selecionado nas primeiras etapas do processo de seleção FIES 2019, mantenha a esperança. As vagas remanescentes Fies 2019 são mais uma chance de você conseguir o financiamento estudantil e realizar seu sonho de entrar em uma excelente Faculdade.

Caso tenha ficado alguma dúvida referente às informações tratadas nesse artigo, deixe o seu recado para que possamos esclarecê-lo o mais rápido possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 20

Vagas Remanescentes Fies 2019 – Quando Começam as Inscrições!

3 respostas a “Vagas Remanescentes Fies 2019 – Quando Começam as Inscrições!”

  1. Já sou cadastrada no fies. Ganhei uma bolsa no prouni parcial, fui selecionada em outra instituição pelo fies. Gostaria de saber se posso trocar para instituição que fui aprovada pelo prouni nessa seleção de remanescente? Desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *