Vagas Remanescentes FIES 2020: Como funcionam?

O Fundo de Financiamento Estudantil, conhecido como FIES, é um programa do Governo Federal. Criado em 1999, seu objetivo é ampliar o acesso de estudantes ao ensino superior privado, proporcionando condições especiais para pagamento da mensalidade. Ou seja, estudantes de baixa renda podem financiar o pagamento da graduação, começando a pagar apenas depois da conclusão do curso.

Durante o processo de inscrição, os candidatos podem fazer uma simulação do custo do curso e da faculdade que desejam e qual será a mensalidade aproximada. Assim, o site simula qual será a quantidade de parcelas e o valor total a ser pago após a conclusão do curso, bem como em até quantos anos o valor pode ser quitado. Além disso, a simulação mostra quais serão os juros que o estudante terá que arcar no caso de parcelas em atraso.

Sabendo da dificuldade em se estabelecer profissionalmente após a graduação, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza até mais de um ano para que os beneficiados comecem a quitar o valor financiado.

[Veja aqui informações completas sobre o Aditamento FIES 2020 e fique por dentro!]

Para participar do processo, no entanto, é necessário comprovar a renda familiar e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), obtendo nota mínima de 450 pontos e não ter obtido zero na redação.

Confira abaixo mais detalhes sobre o Fies 2020 para que você não perca os prazos para concorrer as vagas e também tenha acesso às vagas remanescentes. Explicaremos como elas funcionam e como participar da seleção.

Como funcionam as vagas remanescentes?

Vagas remanescentes são aquelas que não foram efetivadas pelos selecionadas em primeira chamada. Ou seja, eles perderam os prazos ou não respeitaram as regras para ter acesso ao financiamento, ou ainda que desistiram da vaga. Assim, estudantes que não foram selecionados na primeira etapa, ainda tem chances de conseguir o financiamento.

Como se inscrever para as vagas remanescentes FIES 2020?

O Fies abre a seleção duas vezes por ano. Para participar, há alguns requisitos necessários:

  • Ter obtido no mínimo 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação (pode ser utilizado a nota de qualquer edição do exame a partir de 2010);
  • Ter renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por integrante.

Para fazer a inscrição é necessário ter acesso à internet e entrar no site do programa. Para ter acesso às vagas remanescentes é necessário já ter se inscrito para a seleção regular. Confira os passos abaixo:

  1. Acesse o portal do Fies http://fies.mec.gov.br;
  2. Com os dados do seu CPF e data de nascimento faça seu cadastro;
    Como se inscrever para as vagas remanescentes FIES 2020?
  3. O sistema irá verificar seu registro e participação no Enem e a nota que obtida;
  4. Se estiver tudo certo, o site irá pedir que cadastre uma senha e e-mail;
  5. Pelo link enviado em seu e-mail confirme sua inscrição e ative seu cadastro;
  6. Agora acesse o Fies Seleção pelo link (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login) e complemente sua inscrição em até 2 dias;

Você deve agora acompanhar os resultados que devem sair dentro de um mês. Junto com os aprovados em primeira chamada, saem os nomes dos candidatos na lista de espera. Se este for seu caso, não perca as esperanças. No entanto, para concorrer, é necessário que você se inscreva novamente no Fies Seleção.

[SISFIES 2020: Entenda informações completas sobre!]

Quando saem as convocatórias para as vagas remanescentes 2020?

Como o programa é aberto duas vezes por ano, ele ocorre uma vez por semestre. A primeira é entre janeiro e fevereiro, e a segunda entre julho e agosto.

As datas exatas só serão divulgadas quando sair o edital 2020. Portanto, fique atento ao site do Fies para não perder o prazo de inscrição para primeira chamada e também para concorrer as vagas remanescentes.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Vagas Remanescentes FIES 2020: Como funcionam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *